domingo, 6 de novembro de 2016

10. Ferramentas de trabalho colaborativo
   10.1. Características das ferramentas de trabalho colaborativo
   10.2. Vantagens associadas às ferramentas de trabalho colaborativo
   10.3. Tipos de ferramentas de trabalho colaborativo
   10.4. Exemplos de ferramentas de trabalho colaborativo

Fonte: ferramentas colaborativas computacionais-ferramentas usadas pelos docentes de FEUP-Faculdade de Engenharia/Universidade do Porto.
INTRODUÇÃO
Quando falamos de ferramentas colaborativas computacionais referimo-nos a aplicativos de apoio ao trabalho de grupo e à comunicação entre pessoas que partilham objectivos e tarefas em comum. Com estas ferramentas a presença física dos intervenientes não é obrigatória, pois, trata-se de uma interface para um ambiente partilhado por todos.
Ferramenta colaborativa: também conhecida como groupware, é uma plataforma que permite a realização de tarefas em grupo, independentemente da distância a que os elementos do grupo se encontram. Tem como vantagens, a facilidade de acesso e menos tempo na trocar dados ou informações.
Além disso, estas ferramentas são compostas por uma infra-estrutura robusta, tornando-se mais fiáveis, que muitas vezes permite a integração de outras ferramentas na própria. Isto é, permitem uma variedade enorme de operações através da integração de funcionalidades de outras ferramentas.
Tipo de ferramentas colaborativas computacionais-FCC
Existem inúmeros métodos de classificar as mais variadas FCC (Dix 1998). Entre elas:
Função – por exemplo: comunicação.
Sincronismo de tempo ou espaço (Baecker 1995).
Característica como:
o   Aplicativos partilhados – interacção ou manipulação de ficheiro/objecto por diferentes intervenientes (editores colaborativos);
o   Sistemas de apoio a decições (SADs);
o   Sistemas de apoio a reuniões;
o   Comunicação directa ou indirecta.
A necessidade de agrupar as várias ferramentas segundo o sincronismo, ou seja, sistemas onde os utilizadores têm de comunicar-se ao mesmo tempo, e a localização, i.e., sistemas que permitem ou não a ligação e comunicação em locais distintos e distantes.
Analisando as ferramentas, constata-se a complexidade de funcionalidades e potenciais:
·         Chat – conversação: salas de conversa online, que permite trocar opiniões, sentimentos e discussões com várias pessoas dessa rede em simultâneo. É um sistema que necessita que as pessoas estejam ligadas ao mesmo tempo, independentemente do local onde estejam.
·         Sistema de videoconferência: usado quando existe necessidade de realizar reuniões onde os intervenientes não estão presentes no mesmo espaço físico. Permite portanto, a transmissão ao vivo de imagem e som, com o auxílio de microfones e câmaras.
·         Correio electrónico: também conhecido por e-mail, basta uma ligação à Internet para a uma mensagem ser enviada para a caixa-de-correio (virtual) do destinatário, onde estará disponível para leitura, sem qualquer custo. Além disso, permite a anexação de ficheiros, categorizar a informação como prioritária ou mesmo enviar um aviso automático de que a mensagem foi lida. Trata-se assim de um sistema assíncrono, tal como o sistema convencional de cartas. O correio electrónico é uma das ferramentas colaborativas computacionais mais utilizadas mundialmente. (Moeckel 2003).
Fonte: ferramentas colaborativas computacionais-ferramentas usadas pelos docentes        de FEUP-Faculdade de Engenharia/Universidade do Porto. & Ferramentas de trabalho colaborativo-Digitalizar o terceiro (3º) sector, M. Saúde Inácio.

·         Fóruns de discussão: apesar de muito similar ao correio electrónico, as informações são registadas numa página Web (pública ou destinada a um determinado grupo), para assim todos os possíveis interessados terem acesso a elas, evitando que haja repetição de perguntas, respostas, entre outras interacções.
·         Wiki: Ferramenta colaborativa que permite a edição de documentos online, disponibilizados em páginas Web de acesso a grandes grupos de pessoas. Um exemplo muito famoso é a Wikipedia, uma enciclopédia onde todos os utilizadores podem adicionar, corrigir e remover excertos de texto, hiperligações, referências e entradas completas. É, por este modo, uma grande fonte de informação, porém não a mais fiável.
·         Moodle: Plataforma de e-learning, ou seja, onde se pode aprender através de um computador e ligação à Internet. Geralmente, trata-se de uma plataforma que disponibiliza conteúdos de disciplinas, onde se podem tirar dúvidas, submeter trabalhos para avaliação pelo docente, etc. Tudo isto de um modo simples, organizado, e facilmente acessível através de qualquer ponto do mundo.
·         Doodle: sistema que permite a sondagem dos tempos disponíveis que cada pessoa tem para ser agendada determinada reunião ou encontro. Particularmente útil em grupos muito grandes, onde se torna mais complicado encontrar uma data adequada a todos.
·         Whiteboards: Sistema de projecção de conteúdos contra um quadro branco. Para além desta funcionalidade, permite também o uso de “canetas” que simulam a escrita no quadro. Ou seja, é uma escrita virtual (num documento de computador) tal como se fosse escrito num quadro branco por uma caneta real.
·         Google Docs: É uma ferramenta colaborativa de edição de documentos, isto é, permite que todos os intervenientes opinem e alterem determinado documento disponibilizado pelo grupo de trabalho. É portanto, uma forma fácil de todos estarem a par do desenrolar de um relatório, apresentação, ou outro documento e poderem corrigi-lo em tempo útil, caso haja necessidade disso.
·         Servidores Web: um servidor dedicado para partilhar informações, com uma interface, normalmente uma página Web, que permite aos membros do projecto guardarem a informação que recolheram num “arquivo” comum, em que todos podem observar o progresso do trabalho.
·         Grupos: é um espaço de trabalho que permite na generalidade as seguintes funcionalidades:
o   Disponibilizar ficheiros; Editar páginas de informação; Gerir calendários; Comunicar por e-mail do grupo; Manter os membros informados automaticamente das actualizações ocorridas no espaço de trabalho.

(Contínua - To be continued)

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