10. Ferramentas de trabalho colaborativo
10.1. Características das ferramentas de
trabalho colaborativo
10.2. Vantagens associadas às ferramentas de
trabalho colaborativo
10.3. Tipos de ferramentas de trabalho
colaborativo
10.4. Exemplos de ferramentas de trabalho
colaborativo
Fonte: ferramentas
colaborativas computacionais-ferramentas usadas pelos docentes de FEUP-Faculdade de
Engenharia/Universidade do Porto.
INTRODUÇÃO
Quando falamos de ferramentas
colaborativas computacionais referimo-nos a aplicativos de apoio ao trabalho de
grupo e à comunicação entre pessoas que partilham objectivos e tarefas em
comum. Com estas ferramentas a presença física dos intervenientes não é obrigatória,
pois, trata-se de uma interface para um ambiente partilhado por todos.
Ferramenta colaborativa: também
conhecida como groupware, é uma
plataforma que permite a realização de tarefas em grupo, independentemente da
distância a que os elementos do grupo se encontram. Tem como vantagens, a
facilidade de acesso e menos tempo na trocar dados ou informações.
Além
disso, estas ferramentas são compostas por uma infra-estrutura robusta,
tornando-se mais fiáveis, que muitas vezes permite a integração de outras
ferramentas na própria. Isto é, permitem uma variedade enorme de operações
através da integração de funcionalidades de outras ferramentas.
Tipo de
ferramentas colaborativas computacionais-FCC
Existem inúmeros métodos de classificar
as mais variadas FCC (Dix 1998). Entre elas:
Função
– por exemplo: comunicação.
Sincronismo
de tempo ou espaço (Baecker 1995).
Característica
como:
o Aplicativos partilhados – interacção ou manipulação de
ficheiro/objecto por diferentes intervenientes (editores colaborativos);
o Sistemas de apoio a decições (SADs);
o Sistemas de apoio a reuniões;
o Comunicação directa ou indirecta.
A
necessidade de agrupar as várias ferramentas segundo o sincronismo, ou seja,
sistemas onde os utilizadores têm de comunicar-se ao mesmo tempo, e a
localização, i.e., sistemas que permitem ou não a ligação e comunicação em
locais distintos e distantes.
Analisando
as ferramentas, constata-se a complexidade de funcionalidades e potenciais:
·
Chat –
conversação: salas de conversa online, que permite trocar opiniões,
sentimentos e discussões com várias pessoas dessa rede em simultâneo. É um
sistema que necessita que as pessoas estejam ligadas ao mesmo tempo,
independentemente do local onde estejam.
·
Sistema de
videoconferência: usado quando existe
necessidade de realizar reuniões onde os intervenientes não estão presentes no
mesmo espaço físico. Permite portanto, a transmissão ao vivo de imagem e som,
com o auxílio de microfones e câmaras.
·
Correio
electrónico: também conhecido por e-mail, basta uma ligação à Internet
para a uma mensagem ser enviada para a caixa-de-correio (virtual) do
destinatário, onde estará disponível para leitura, sem qualquer custo. Além
disso, permite a anexação de ficheiros, categorizar a informação como
prioritária ou mesmo enviar um aviso automático de que a mensagem foi lida.
Trata-se assim de um sistema assíncrono, tal como o sistema convencional de
cartas. O correio electrónico é uma das ferramentas colaborativas
computacionais mais utilizadas mundialmente. (Moeckel 2003).
Fonte: ferramentas
colaborativas computacionais-ferramentas usadas pelos docentes de FEUP-Faculdade de
Engenharia/Universidade do Porto. & Ferramentas de trabalho
colaborativo-Digitalizar o terceiro (3º) sector, M. Saúde Inácio.
·
Fóruns de discussão: apesar de muito similar ao correio
electrónico, as informações são registadas numa página Web (pública ou
destinada a um determinado grupo), para assim todos os possíveis interessados
terem acesso a elas, evitando que haja repetição de perguntas, respostas, entre
outras interacções.
·
Wiki: Ferramenta
colaborativa que permite a edição de documentos online, disponibilizados em
páginas Web de acesso a grandes grupos de pessoas. Um exemplo muito famoso é a
Wikipedia, uma enciclopédia onde todos os utilizadores podem adicionar,
corrigir e remover excertos de texto, hiperligações, referências e entradas
completas. É, por este modo, uma grande fonte de informação, porém não a mais
fiável.
·
Moodle: Plataforma de e-learning,
ou seja, onde se pode aprender através de um computador e ligação à Internet.
Geralmente, trata-se de uma plataforma que disponibiliza conteúdos de
disciplinas, onde se podem tirar dúvidas, submeter trabalhos para avaliação
pelo docente, etc. Tudo isto de um modo simples, organizado, e facilmente
acessível através de qualquer ponto do mundo.
·
Doodle: sistema que permite a sondagem dos tempos
disponíveis que cada pessoa tem para ser agendada determinada reunião ou encontro.
Particularmente útil em grupos muito grandes, onde se torna mais complicado
encontrar uma data adequada a todos.
·
Whiteboards: Sistema de projecção de conteúdos
contra um quadro branco. Para além desta funcionalidade, permite também o uso
de “canetas” que simulam a escrita no quadro. Ou seja, é uma escrita virtual
(num documento de computador) tal como se fosse escrito num quadro branco por
uma caneta real.
·
Google Docs: É uma ferramenta colaborativa de edição de
documentos, isto é, permite que todos os intervenientes opinem e alterem determinado
documento disponibilizado pelo grupo de trabalho. É portanto, uma forma fácil
de todos estarem a par do desenrolar de um relatório, apresentação, ou outro
documento e poderem corrigi-lo em tempo útil, caso haja necessidade disso.
·
Servidores Web: um servidor dedicado para partilhar
informações, com uma interface, normalmente uma página Web, que permite aos membros
do projecto guardarem a informação que recolheram num “arquivo” comum, em que
todos podem observar o progresso do trabalho.
·
Grupos: é um espaço de
trabalho que permite na generalidade as seguintes funcionalidades:
o Disponibilizar
ficheiros; Editar páginas de informação; Gerir calendários; Comunicar por e-mail do grupo; Manter os membros
informados automaticamente das actualizações ocorridas no espaço de trabalho.
(Contínua - To be continued)
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